expografia sesc 'à sombra do flamboyant' | takeo sawada
ficha técnica
ano 2023
localização registro, sp
autoria cristiana pasquini
representação gráfica leandro mendes, antonio neto
fotografia divulgação sesc registro, coop audiovisual / kenia tognetti, portal da cidade - registro
curadoria da exposição valéria prates, valquíria prates, carmo malacrida
realização sesc registro
fotografia do artista paulo miguel
takeo sawada
imigrante japônes, takeo (1917-2004) cultivou a terra, as palavras e as imagens ao longo de 71 anos em Pres. Prudente e região. Foi agricultor, artista, poeta, escritor e educador, responsável pela educação artística de centenas de crianças.
‘À sombra do flamboyant – Takeo Sawada’, exibida entre abril e julho de 2023 no Sesc Registro fez parte da itinerância da exposição que retratou a vida e obra do artista imigrante japonês Takeo Sawada que residiu e trabalhou no interior paulista desde que chegou do Japão. Contou com a curadoria de Carmo Malacrida, Valquíria Prates e Valéria Prates Gobato e realização do Sesc Registro.
Desenhar a expografia para essa linda jornada do artista foi um desafio e para tal lançamos mão da madeira, da operação de pré-fabricação, da modulação das peças para o ajuste à inúmeras dimensões e suportes variados.
A expografia se organiza a partir de um módulo base vertical em madeira medindo 1,20x2,40m e um módulo base horizontal com gavetas. O módulo vertical foi projetado para receber as obras do artista e as informações da exposição. Ora esses módulos são fechados para receber telas e fotografias, ora são abertos para suporte às flâmulas-textos, sendo também possível o agrupamento entre os mesmos permitindo a diversidade de dimensões e consequentemente de conteúdos.
O módulo horizontal abriga em suas gavetas o acervo exposto: desenhos e objetos. A associação dos módulos horizontais e verticais conforma o que a curadoria chamou de constelação – um agrupamento temático que relata a vida e obra do artista. A cada conjunto-constelação os módulos se organizam distintamente e conferem dinamismo ao espaço expográfico.
O conteúdo da exposição transborda dos módulos para a parede branca e torna seu espaço participativo ao percurso do visitante. A cada constelação uma descoberta.
Toda a expografia é abraçada por uma instalação pendurada no teto: uma árvore de papel, o flamboyant que dá sombra à história de Takeo.
grupoDEArquitetura
rua prof. hugo mielle, 338 | vila santa helena
19015-640 | presidente prudente, sp
+55 18 3928.1285 | +55 18 98111.0090
©2022
todos os direitos reservados