top of page

projeto mah - museu e arquivo histórico de presidente prudente

ficha técnica
ano 2018 - 2019
localização presidente prudente, sp
autoria cristiana pasquini
colaboração lana mika ota, gabriel gazoni


para conhecer mais deste projeto

Diretrizes de estudo preliminar de ampliação e qualificação do MAH – Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto de Presidente Prudente-SP

No pressuposto deste projeto há a convicção de que o ato de projetar não compreende somente as questões técnicas e estéticas, contudo busca expressar a arquitetura como cultura em uma relação sensível e humana entre vazio e edificado, entre histórico e novo e nas atividades a serem desenvolvidas no espaço.

A proposta apresenta um estudo para ampliação das instalações do MAH – Museu e Arquivo Histórico ‘Prefeito Antonio Sandoval Netto’ de Presidente Prudente-SP. A instituição, além de expor a história, abriga o acervo municipal, responsável pelo resguardo de documentos, livros, mapas e plantas, fotografias, jornais, revistas, objetos e discos não apenas de Presidente Prudente, mas de toda a região oeste do estado de São Paulo.

O projeto de ampliação do MAH se organiza a partir de um pátio. Lugar central, vazio acessível, lugar de encontro que possibilita que os anexos ao prédio histórico se doem a esse espaço que é público. Livre, sem portões, sem muros. O pátio, essa praça aberta, torna-se também o espaço-entre, medida certa para que os anexos respeitem o edifício histórico. O pátio o devolve à cidade. Abre-o para a permanência, a passagem, a festa, ao teatro, ao encontro, à vida...


O programa se compõe por dois blocos anexos ao edifício histórico organizados em torno de um pátio central, um técnico e outro educativo. Consulta e pesquisas em um; cultura, oficinas, teatro, palestras no outro. No bloco técnico, as funções de quarentena, reserva técnica, acervo histórico, pesquisa e administração. No bloco educativo, uma sala de exposições, café e recepção, salas de oficinas (informática e ateliê), um auditório para palestras que se abre ao pátio e alcança o espaço público.


O novo dialoga com respeito ao antigo e, apenas o vazio acessível do espaço público da cidade é capaz de possibilitar esse diálogo.
A cultura educa, o vazio da cidade-pátio resistirá ao tempo, a tudo que queira defini-lo como nada. Uma cidade de vazios cheia de diversidade e cultura.
Uma cidade sem muros, democrática, para pessoas.
É isso que queremos.

28818 - Caderno - Museu Municipal -WEB-38_pages-to-jpg-0001.jpg
28818 - Caderno - Museu Municipal -WEB-39_page-0001.jpg

grupoDEArquitetura

rua prof. hugo mielle, 338 | vila santa helena

19015-640 | presidente prudente, sp

+55 18 3928.1285 | +55 18 98111.0090

©2022

todos os direitos reservados 

bottom of page