edifício vila são jorge

ficha técnica
ano 2019
localização presidente prudente, sp
autoria cristiana pasquini
colaboração  leandro mendes
para conhecer mais deste projeto  

O projeto se organiza a partir do eixo longitudinal do terreno, que, com declive acentuado e saída para duas ruas paralelas e opostas, possibilitou a inserção de dois salões com acessos independentes e em nível. Um deles na cota mais alta, uma avenida com intenso fluxo de pedestres e imediatamente adjacente à rodoviária e Poupatempo, e o outro na cota mais baixa, rua com menor fluxo que também abriga o acesso ao subsolo.
Na maior testada do lote o fechamento dos salões é recuado do alinhamento. Uma rampa de acesso longitudinal e uma varanda fazem o papel de zona de transição coberta e aberta e, tendo na sua elevação uma lâmina de elementos vazados, assume o papel de generosidade do edifício. Espaço de permanência, de espera, de transposição entre ruas. Abrigado, o transeunte pode simplesmente subir a rua à sombra de um dia quente na cidade e Presidente Prudente.

A Avenida Brasil, maior testada do lote, recebe, portanto, a grande elevação frontal do prédio que com elementos vazados acompanha o declive do passeio público e da via.
Além disso, a fim de garantir permeabilidade visual e conforto térmico dos salões, a parede de elementos vazados envolve o edifício com dupla camada de composição, permeabilidade que possibilita ventilar, proteger o pano de vidro do salão durante o dia e explodir em luz durante a noite, afirmando portanto o local e, agora o prédio, como ponto de referência na cidade.

grupoDEArquitetura

rua prof. hugo mielle, 338 | vila santa helena

19015-640 | presidente prudente, sp

+55 18 3928.1285 | +55 18 98111.0090

©2020

todos os direitos reservados